Fórmula da Importação

10 Coisas Para Fazer no Primeiro Dia do Seu Blog

Pra chegar ao longe é preciso dar o primeiro passo, disso eu não tenho nenhuma dúvida e acho que você também não.

O primeiro passo é o mais importante, não tenha dúvidas sobre isso, seja pra criar um blog ou fazer qualquer outra coisa. 

criar blogs

Digamos que você comprou seu domínio, contratou um serviço de hospedagem e instalou seu blog WordPress. E agora, o que fazer? Como começar a blogar de forma coerente?

É eu sei como você se senti, eu passei exatamente por isso. A sensação pelo menos pra mim foi de que eu estava perdido, sem ninguém a minha volta pra me ajudar no processo de criação do meu blog.

Mas antes de eu começar a falar como você pode blogar desde o início de forma coerente eu suponho que você já tenha  seguido os três passos a baixo. Não deixe de fazê-los, eles são muito importantes para o sucesso do seu blog na internet.

  1. Escolheu seu nicho de mercado – De preferência que conheça e domine o mesmo.
  2. Encontrou e se inscreveu nas listas dos principais blogueiros do seu nicho de mercado (use o Google para isso).
  3. Leu os artigos e e-books oferecidos pelos principais blogueiros do seu nicho de mercado (você vai aprender muito fazendo isso).

O Que Você vai Prender Com Esse Artigo:

  • O que fazer no primeiro dia do seu blog.
  • Porque a página Sobre é uma das mais importantes do seu blog.
  • A importância de caixas Opt-in no seu blog.
  • A importância de um funil de vendas.

Colocando a Mão na Massa

#1 FeedBuner

Todo blog que se preze possui um RSS feed, e a ferramenta mais usada nesse caso é o FeedBuner.  Instalar o FeedBuner é muito simples e você não terá dificuldades.

Porém existe uma segunda opção que eu a considero melhor que o feed de notícias, se você tem uma ferramenta de gerenciamento de e-mail marketing como o Aweber (link de afiliado) que é o meu caso, ela tem uma opção bem parecida com o feed que envia seus artigos para seus visitantes caso eles se inscrevam.

Eu recomendo que você você utilize seu gerenciador de e-mail caso você tenha. Isso porque ele permite o total controle sobre sua lista, bem diferente do Feed Bunner, onde você não tem o controle.

#2 Coloque Caixas de Opt-in em Seu Blog

O dinheiro está na lista… A chamada de ação mais importante para os blogueiros é incentivar seus vistantes a se inscreverem em sua lista. Com toda certeza você já ouviu falar nisso milhares de vezes, o único problema é como fazer de forma que funcione de verdade.

Para começar a construir a sua lista é preciso adicionar caixas de opt-in em seu blog e ter o que eu chamo de recompensa irresistível, que nada mais é do que um bônus totalmente gratuito em troca dos e-mails dos seus visitantes.

Um formulário simples sem um bônus gratuito pode até funcionar, mas se você seguir a dica do bônus tenha certeza que você vai ganhar muito mais assinantes do que sem oferecer nada em troca.

SACADA: O seu bônus ou recompensa irresistível deve ser gratuito e deve ser algo que seu público deseja de imediato, não tente oferecer banana pra quer laranja ok? Isso não vai funcionar.

Não importa a ferramenta de gerenciamento de e-mail que você usa, o processo é o mesmo, basta copiar um código HTML ou JAVA e colar em seu blog. E você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Destaque na página inicial
  • Lado direito do seu blog
  • No fim de cada post
  • No rodapé
  • No cabeçalho
  • Utilizar alguns plugins de popup
  • No fim de sua página Sobre

Existe dezenas de outros lugares que você pode colocar seu opt-in ou formulário de inscrição, faça testes e veja qual funciona melhor para você.

#3 Escreva Sua Página Sobre

A sua página Sobre será uma das mais visitadas do seu blog, isso porque seus visitantes vão querer saber mais sobre o seu blog e sobre você é claro.

Por isso é importante que você faça ela com carinho. Diga aos seus visitantes o que eles vão encontrar em seu blog, por que você vale a pena como autor e fale um pouco sobre sua história de vida.

Trate sua página Sobre como um cartão de visitas, ela será a primeira impressão de muitos visitantes do seu blog.

SACADA: No final de sua página Sobre coloque uma caixa de opt-in para capturar os e-mails de seus visitantes.

#4 Criem Uma Página de Contato

É importante permitir que seus visitantes entrem em contato com você, isso gera credibilidade e confiança. Outro benefício que essa página traz é um possível contato de outros blogueiros e imprensa.

Em minha página de contatos eu fiz basicamente duas coisas:

  • Inclui um formulário de contato.
  • Adicionei minhas redes sócias.

Agora vamos começar a planejar nosso conteúdo, essa é a parte que eu mais gosto.

#5 Escolha Suas Categorias

O WordPress permite que você divida seus artigos em categorias. É importante fazer isso porque além de ajudar seus visitantes a navegar em seu blog, isso também é bom para os motores de busca na hora de indexar seu blog.

Para incluir suas categorias acesse o painel administrativo do WordPress, e depois procure por posts > categorias. A dica que eu tenho pra você nesse momento é que suas categorias devem ser baseadas nos problemas que seu público tem.

Vamos ver um exemplo pras coisas ficarem mais claras. Suponhamos que você está no mercado de Fitness que por sinal é um mercado muito bom. Quais os problemas que o público de Fitness tem?

algumas de suas categorias poderiam ser “Ganhar Massa Muscular”, “Exercícios Para um ABD Trincado”, Dicas de Alimentação” e por ai vai. Consegue perceber que se você fizer dessa forma isso vai despertar maior interesse nos seus visitantes?

Então tente transformar os problemas do seu público em categorias e mais tarde fazer artigos sobre essas mesmas categorias. Essa simples técnica vai lhe trazer bons resultados, pode apostar.

#6 Escolha Seus Principais Artigos

criar blogsColocar a vista do seus visitantes seu melhor trabalho ajuda a divulgar seus artigos de maior profundidade.

O artigo pilar funciona da seguinte maneira, ao editá-lo você deve adicionar vários links para outros artigos que você tenha em seu blog, se você reparar vai notar que nesse artigo existem diversos links desse tipo.

Essa técnica mantém por mais tempo os seus visitantes em seu blog. Você também pode adicionar em sua barra lateral um widget com a lista dos seus principais artigos.

O ponto chave é entregar o que você tem de melhor ao seu visitante, facilite o trabalho dele. Se você achar necessário você pode até criar uma página no menu do seu blog, assim como eu fiz com a página “COMECE AQUI!”.

Eu digo isso porque assim seu visitante vai ter uma boa impressão de você e do seu blog logo de cara, sem ter que navegar muito pra saber disso.

Se você complica as coisas ela acaba indo embora sem saber do que você é capaz.

#7 Criando Uma Lista de Artigos Secundários

Depois de colocar os artigos pilares em suas respectivas categorias, é hora de começar uma chuva de ideias sobre problemas ou dificuldades que seus visitantes tenham sobre essas categorias e que principalmente entre mais afundo em cada tópico do seu artigo pilar.

A ideia é construir um artigo pilar mais generalista e depois detalhar cada ponto desse artigo pilar com artigos mais específicos, e é claro linkar esses artigos aos artigos pilares e vice versa.

Eu gosto de fazer isso usando papel e caneta, mas você pode usar um notebook, tablet e etc. Essa lista é necessária para que você possa criar seu calendário editorial ou que pelo menos tenha uma base para futuros posts a serem publicados.

#8 Criando Seu Calendário Editorial

Um calendário editorial nada mais é do que um planejamento do que você vai escrever nos próximos dias. Isso pode ser feito em sua agenda de papel, utilizando o Evernote, calendário do Gmail ou através do plugin Editorial Calendar , o importante é que você anote em algum lugar e tenha esse cronograma sempre em mãos.

A verdade é que um calendário editorial não é necessário, mas isso te ajuda a manter focado em seus objetivos. Eu faço isso pra tudo na minha vida.

Se você é uma pessoa esquecida como eu, o simples fato de anotar as coisas em algum pedaço de papel vai te ajudar muito. Eu também recomendo que você tenha sempre pelo menos 5 artigos de sobra prontos para serem publicados, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e você não vai querer prejudicar seu belo trabalho.

#9 Escrevendo Uma Montanha de Artigos

Um erro muito comum que os iniciantes comentem é escrever dois ou três artigos e divulgarem seu blog para o mundo. As pessoas querem mais, dois ou três artigos não irão suprir suas necessidades.

E, além de ter mais artigos é preciso atualizá-lo constantemente com novos conteúdos.

Então o que eu recomendo é o seguinte:

Escreva no mínimo vinte artigos e divida os mesmos vinte, em cinco categorias, onde cada uma dessas categorias tenha quatro artigos. Tenha pelo menos mais cinco artigos na manga para futuras atualizações.

É importante que você publique constantemente novos artigos em seu blog, eu recomendo o mínimo de dois a três artigos por semana, mas isso pode variar de acordo com seu público, faça testes e veja o que eles digerem melhor.

#10 Construindo Um Funil

funil-vendasDepois de seguir todos esses passos, você deve ter algo em mente para seus visitantes, seja vender um produto, capturar e-mails, etc.

Seu blog tem que ter um objetivo final, e a escolha desse objetivo final vai depender única e exclusivamente de sua estratégia de mercado, eu já citei algumas opções acima, mas você pode escolher outras se necessário.

Um dos aspectos mais importantes na hora de criar seu blog é o funil de vendas, é ele que determina pra onde seus visitantes vão acabar indo.

Existem diversas formas de fazer isso, você pode usar links, páginas no seu menu, página de captura, enfim, seja criativo.

Ele normalmente vem acompanhada de um call to action que no bom e fácil português significa chamada para ação, algo tipo como “Clique Aqui e Descubra Como Criar Seu Blog.”

O meu funil funciona da seguinte maneira, os visitantes chegam em meu blog e leem meus…

[artigos > ofereço uma recompensa irresistível >capturo seu e-mail > Construo um relacionamento > redireciono para meu blog e tento vender algo]

Se você pedir a seus visitantes que comprem de você logo de “cara” você vai espantá-los, não faça isso, é “feio”. É como pedir para casar com uma mulher sem nunca a ter visto antes, se você não for um Brad Pitt da vida, com certeza ela vai negar o seu pedido imediatamente.

Então comece por construir um relacionamento através do e-mail, ofereça sempre conteúdo de qualidade sem pedir nada em troca, e em algum momento eles confiarão mais em você e começarão a meter a mão na carteira para gastar com seu blog.

Finalizando…

Tenho certeza que esse artigo vai mudar um pouco sua forma de pensarna hora de criar seu blog, não fique aí parado só olhando, coloque em prática o que viu aqui e comece a ter mais resultados, de nada adianta ter conhecimento se você não o usa para seu sucesso.

Imagens post:

Dumfstar

E você o que faz no primeiro dia do seu blog?

Fórmula da Importação

4 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

  1. Edison Silva

    Parabéns Felipi
    Seus post são bem esclarecedor , mas tenho uma dúvida: para se criar um blog, como já vi no gerenciandoblog podemos salvar o blog no próprio micro para ir se acostumando com WP e depois po-lo no ar. Você concorda ou temos que ser direto e por no ar?

    • Eu acho que você tem que buscar informações e aplicar de verdade. Só assim você vai saber o que funciona e não funciona.

      Parta pra ação, coloque a mão na massa. É isso que eu acho.

      Forte Abraço.

  2. Mariana

    Olá Filipe, estou passeando aqui pelo seu blog, tentando entender u pouco como funciona a ‘blogosfera’… enfim, não entendi muito sobre o feedburner e o opt-in, qual o sentido.. Gostaria que fosse mais claro.
    Obrigada.

  3. Ola Filipe, Boa tarde!

    Andei lendo algumas postagens suas relacionadas a Blog, tenho um blog e estou dando umas melhoradas nele, já mudei bastante coisa, e até tenho um publico legalzinho (apesar de ter mais visualizações do que comentários), convidei duas amigas a serem blogueiras no blog também, pra que assim sempre tivesse também postagens sem depender de mim
    Mas estava dando uma olhada no google em busca de novas melhorias pro meu blog e gostei bastante das suas dicas aqui
    Agora me tira uma duvida
    como que eu coloco esse opt-in no meu blog??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>