Fórmula da Importação

Gmail Lança Abas Como Novo Recurso e Assusta Comerciantes da Internet

Recentemente o Google lançou silenciosamente um novo recurso para o Gmail que pode te afetar drasticamente se você pratica e-mail marketing.

O fato que essa atualização é no mínimo assustadora para nós que fazemos uso de listas de e-mails, ela pode afetar com certeza os meus e o seus resultados.

Eu falo das novas abas do Gmail

 

Abas Gmail

 

Até agora o que eu tenho ouvido falar a respeito é que de 1 pessoa que elogia essa atualização, 10 são contras e as odeiam (eu estou aqui).

Nesse post vou te levar passo a passo sobre essa atualização e mostrar como corrigi-la se assim desejar.

 

O Que Você Vai Aprender Com Esse Artigo.

  •  Porque essa atualização pode te afetar.
  • Como corrigir o problema.
  • A prova viva de que o que aconteceu não é muito bom pra nós que trabalhos com listas de e-mails.

 

 

Agora eu tenho uma pergunta pra você!

O que você acha dos novos filtros do Gmail? Você acha uma boa ideia uma empresa assumir o controle da sua caixa de entrada e filtrar as mensagens como ela desejar?

Deixe seu comentário aqui.

Além disso se você usa e-mail marketing ou conhece alguém que usa, compartilhe essa mensagem com essa pessoa. Essa mensagem é a única maneira de fazer com que o máximo de pessoas saibam o que está acontecendo.

 

Fórmula da Importação

15 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

  1. Olá, Filipe
    Realmente, mais uma arbitrariedade desta empresa chamada Google, que se acha no poder até mesmo de filtrar as nossas mensagens eletrônicas em nossa própria máquina.

  2. Olá Filipe,

    A separação automática pode até ajudar feita de uma forma que agrade o usuário e facilite a classificação de e-mails conforme os assuntos. Os critérios que eu utilizo podem não ser os mesmos que você utiliza, que também não são os mesmos do Google. Não gostei dessas atualizações, mas já acostumei com elas, porém o que achei pior foi ter sido feita de uma hora pra outra. Felizmente, tem como solucionar e o seu artigo mostra como deixar a caixa de entrada mais amigável também.

    Obrigado por compartilhar a dica! Grande abraço e sucesso sempre!

  3. Olá Felipe,
    Sinceramente cada vez mais ficamos reféns de determinadas empresas que querem manipular tudo, e isso com certeza afeta diretamente quem trabalha com Marketing na Web. Forte abraço parabéns pela matéria e muitos passam desapercebidos por estes detalhes.

  4. Puxa…

    Eu “twittei” seu post mas não pude ler não…

    Então nem sei o que está realmente se aprofundando nele, mas no meu caso eu achei esta uma medida bem legal e interessante da parte do google.

    No meu caso eu tive mesmo até de procurar como a habilitar, pois que com os emails do Google Enterprise isto não entrou em vigência.

    Especificamente porque considera algo ruim esta implementação?

    • Olá Denrrou, desculpe pelo inconveniente, pode ter sido um erro do plugin.

      Eu considero sim, porque o Google filtra automaticamente as mensagens e isso não é legal… as mensagens são minhas e não do Google. Tente novamente ler o post dai você vai ver meu ponto de vista.

      Forte Abraço!

      • Estou no safari agora e há alguma coisa realmente com o twitter que não está indo mesmo, mas com o G+ trabalhou bem.

        Queria ver seu ebook também mas não sei se é alguma coisa do lado de cá, mas confirmando meu email tudo que ocorreu foi o redirecionamento p/ sua home page.

        -E bom, está certo então…

        Mas de qualquer forma o google não faz nada que não seja automaticamente mesmo.

        Mas ele faz muuuuuito bem. O nível de precisão é praticamente humano e não vi um sequer erro nesta classificação. Tudo que ele mandou p/ cada aba realmente era o que era.

        E achei legal, porque antes eu já tentava organizar em pastas alguns remetentes que sujam muito a caixa de entrada, tipo os emails do google alerts, tarefas de cron e emails de bounces e etc redirecionando cada sender para uma específica pasta p/ não ter que criar um email separado p/ cada uma destas coisas.

        Estava pesquisando mesmo se não tinha como eu criar minhas abas p/ estes casos de acordo com meus critérios p/ cada um destes casos. Mas parece que não. Parece que é um filtro puramente algoritmo pré estabelecido.

        E não existe certo e errado nisto, e é mesmo uma questão de gosto pessoal, mas eu acho que do ponto de vista de usabilidade é algo bem interessante p/ muita gente, porque simplesmente parece que existe alguém organizando seus emails.

        Certamente pode soar ameaçador do ponto de vista de EM mas eu não me preocuparia com isto.

        Bom conteúdo como o seu é sempre lido e eu não sei você, mas eu realmente procuro na minha caixa de emails por aqueles conteúdos que já me foram interessantes em outros momentos.

        Mesmo com o gráfico da mailchinp isto não significa muito. Isto era esperado, as propagandas e mensagens de redes sociais certamente não estão nas prioridades das pessoas então elas demoram mais para darem uma olhada no que há de novo com relação a estas coisas. Mas elas olham…

        Alguns colegas com listas bem astronômicas já reportaram que a taxa se mantiveram, e em alguns disparos até aumentou, só existe agora um delay entre o disparo e as aberturas, mas realmente nada a se preocupar demais…

        O google não tem nenhum intere$$e nisto a não ser realmente a aprimoração da a experiência de usuário.

        A coisas é que em algum ponto a gente já colocou o email em tantos lugares e entre 72.000 redes sociais e outras coisas, a nossa caixa de email vira uma completa macarronada.

        Você acorda e tem que passar meia hora garimpando entre um monte de coisas secundárias até limpar tudo aquilo que é mais importante entre um monte de emails fúteis e isto ajuda um pouco nestes casos…

        De qualquer modo, o legal é não é obrigatório e quem não curtir é só tirar.

        Até a vista, Portes!

        E manda seu ebook lá p/ mim!

  5. Gostei muito desse artigo meu amigo, a gente batalha pra conseguir uma lista de e-mail de qualidade e depois temos de passar por essas situações, mas ainda bem que sempre há uma solução e você ajudou muito com esse artigo, se puder eu gostaria de recomendá-lo para os leitores do meu blog ok?
    Sucessos…

  6. ALVARO

    Olá filipe. Essa é a primeira vez que acesso o seu Blog. Excelente matéria, muito informativa. Na minha opnião acho que antes de ter iniciado essa atualização, o Google poderia consultar os usuários sobre essa nova ferramenta de ” abas”. Confesso que já acostumei, mas fiquei totalmente perdido com a mudança no começo. Vou recomendar esse artigo a alguns amigos e blogueiro ok. Estou iniciando no Internet Marketing e esse universo é novo pra mim, por isso resolvi participar e virar um visitante constante do seu blog. Abraço e muito sucesso!!!

    • Seja bem vindo, é um prazer ter você aqui. Infelizmente o Google manda e desmanda em suas ferramentas, o que nos resta é tentar algum artifício extra pra minimizar esses impactos, e a melhor maneira que eu encontrei pra fazer isso foi com esse artigo.

      Fique a vontade para compartilhar o artigo.

      Forte abraço.

  7. Washington

    Quem não tá contente, para de usar o Gmail e os produtos da Google.
    Eu já desinstalei o Chrome pois está querendo controlar tudo o que faço na internet e também por estar pesado demais… parece que estão instalando um sistema operacional dentro do seu PC… Já não utilizo mais a pesquisa da Google, pois está muito tendenciosa… se usar o internet explorer para abrir o google mapas voce irá sentir a diferença… mas lembre-se: tudo está nas mãos do usuário, se vc passar a não utilizar mais, então eles terão que mudar as estratégias…
    Notem que o facebook também age como a Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>