Fórmula da Importação

Como Aumentar Drasticamente a Taxa de Conversão do Seu Blog

Segredos do AdsenseAcredito que o assunto Taxa de Conversão é um dos quais todos os blogueiros buscam melhorias, independente do seu nicho de mercado (inclusive eu).

**Esse post faz parte de uma série onde eu explico como planejar e lançar seu blog e ter milhares de visitas logo no primeiro dia do seu blog.

No entanto esse é um assunto muito extenso onde um único post não conseguirá abordar todas as técnicas para aumentar a taxa de conversão do seu blog.

Pra se ter uma ideia do quão vasto é o assunto sobre taxa de conversão, o simples fato de uma chamada para ação ser escrito em maiúsculas ou minúsculas pode fazer a diferença e converter mais ou menos.

Então vamos focar no porque é importante o seu blog ter um objetivo e como isso pode aumentar drasticamente a sua taxa de conversão.

Ok?!

Você também conseguirá aumentar ainda mais a taxa de conversão do seu blog se souber exatamente quem é o seu cliente. Eu explico passo a passo como você pode encontrar o seu cliente no post Como Encontrar, Conquistar e Fidelizar o SEU Cliente Ideal.

 

O Que Você Vai Aprender Com Esse Artigo

  • Porque é importante que seu blog tenha um objetivo e como isso pode aumentar drasticamente a sua taxa de con
    versão.
  • Porque ter menos opções para seus visitantes clicarem podem render mais dinheiro no seu bolso.

Todos os dias buscamos melhorias para converter ainda mais leitores, seja pra uma venda, lista de e-mail, um cadastro, enfim, o motivo pode ser o mais variado possível, mas o objetivo é o mesmo, converter.

E é sobre a importância de se ter um objetivo que vamos nos concentrar nesse artigo. Você sabia que ter um objetivo definido pode fazer toda diferença na taxa de conversão do seu blog, e aumentá-la ainda mais?

Se você não faz ideia de como aumentar a taxa de conversão do seu blog, e o porque que é tão importante ter um objetivo traçado para seu blog, continue lendo esse artigo, ele vai te ajudar muito.

 

O Erro Número UM que Afunda a Sua Taxa de Conversão

aumentar_taxa_conversãoQuando tive a ideia de escrever esse artigo, “andei” pela internet para provar que o erro que vou mencionar existe, e é muito fácil de ser encontrado.

Esse erro se consiste em colocar muitos anúncios no seu blog de diversos produtos que normalmente são de afiliados. Muitas vezes esses anúncios concorrem entre si, ou seja, esses anúncios vendem produtos semelhantes, o que na minha opinião deve ser evitado.

Se você quer comprovar esse fato, faça você mesmo uma busca pela internet e veja com seus próprios olhos o que acabei de dizer.

Um bom exemplo é o blog Renda Lucro do Marcelo Gustavo. Esse blog é excelente, e tem várias dicas pra você, porém não está otimizado para conversão. Além de possuir muitos anúncios, boa parte deles vendem a mesma ideia de produto.

O pior de tudo que esse tipo de prática não só piora sua taxa de conversão como também piora a experiencia do visitante com seu blog.

Mas Filipe seu blog também tem anúncios!

Sim, o meu blog tem anúncios de produtos de afiliados, mas repare que são apenas 5 (todos eles links de afiliado).

1. Aweber – Plataforma de E-mail Marketing
2. Hostgator – Domínios e Hospedagens
3. Empreendimentos Lucrativos – Como criar seu negócio online do ZERO
4. Clube Dinheiro Facebook – Como ganhar dinheiro no Facebook
5. Studio Press – Temas WordPress

Repare também que todos eles são produtos que não concorrem entre si diretamente, ou seja, cada um vende uma ideia diferente de produto.

 

Porque Seu Blog Deve Ter um Objetivo

taxa de conversaoApesar do meu blog ter 5 anúncios de Produtos de afiliados na minha barra lateral e alguns outros espalhados em posts e páginas, o meu principal objetivo não é conseguir a venda desses produtos. É claro que se elas vierem eu ficarei feliz.

Na verdade meu principal objetivo com meu blog é capturar e-mails.

Olhe em sua volta e vai perceber que existem formulários de captura por toda parte, na barra lateral, no topo através de um link, no rodapé, no fim de cada post e em quase todas as outras páginas do meu blog.

Esse é meu verdadeiro objetivo, e acho bom você ter o seu. Eu tenho certeza que depois de traçar um objetivo e trabalhar em cima dele a sua taxa de conversão vai aumentar drasticamente.

 

Como Aumentar a Taxa de Conversão do Seu Blog

taxa de conversaoA dica principal desse artigo é que você reduza o máximo de opções onde seu visitante pode clicar e se concentre no seu objetivo.

Pra facilitar as coisas vou dar um exemplo bem simples, onde eu tenho certeza que você vai me entender muito bem, isso porque é bem provável que você já tenha vivido isso, se não, ainda vai chegar a sua hora…

Quando você leva sua noiva, esposa ou namorada no shopping, já reparou que ela entra em quase todas as lojas e não compra nada?

A minha é assim (desculpem meninas) ela anda, anda e anda e não se decide. Isso porque ela tem dezenas de opções, o que acaba causando uma confusão na sua cabeça, hora é o preço, hora é o estilo, hora é o design e por ai vai. Lá se vão horas do meu tempo e nada…

Agora se você pegar essa mesma mulher e colocá-la dentro de apenas uma loja a chance dela comprar algo em menos tempo é grande, isso porque ela tem poucas opções.

Outro exemplo é quando vou almoçar em um restaurante e encontro dezenas de opções de comida, é difícil escolher o que comer, não é? É tanta coisa que o prato fica pequeno e pesado. Mas se esse número de opções fosse menor ficaria mais fácil de saber o que comer, concorda comigo?

Repare no blog Empreendedor Digital, o Bruno (seu criador), otimizou seu blog para conversão, seguindo a ideia de diminuir as escolhas do seu visitante.

Perceba que ele oferece poucas opções para seu visitante clicar, além delas não competirem entre si no que se refere a ideia do produto.

Assim como o Portal da Renda também dá poucas opções para seu visitante em busca de uma maior taxa de conversão.

Eu já falei isso, mas vou repetir, colocar diversos anúncios no seu blog só vai deixar seu visitante confuso. É bem provável que ele pense em algo do tipo “Meu Deus onde eu clico?” Sem contar no fato da poluição visual.

Não faça isso. Concentre seus esforços no seu objetivo e escolha poucos produtos para promover. Produtos esses de boa qualidade e que não vendam a mesma ideia…

As vantagens de se aplicar o que acabei de dizer se resultam:

  • Numa maior taxa de conversão.
  • O tempo que o visitante leva para clicar diminui, pois tem menos opções.
  • É bem provável que você tenha mais vendas, pois se concentra em apenas alguns produtos. Facilitando a escolha do visitante.
  • Melhora drasticamente a experiência do seu visitante com seu blog.

Se você ainda tem dúvidas que as dicas desse artigo são realmente boas e que elas funcionam na hora de aumentar a taxa de conversão do seu blog, repare em blogs como o do Maicon Rissi, Viver de Blogs, Programa de Afiliados todos eles tem boas taxas de conversões e fazem uso dessa técnica que acabei de mencionar.

 

Finalizando …

Como disse anteriormente esse assunto é extenso, mas acredito que com apenas esse post a taxa de conversão do seu blog pode aumentar.

Faça testes e aplique as dicas que acabei de mencionar. Além de tirar aquela poluição visual de vários anúncios do seu blog, isso também vai melhorar a experiência do leitor com seu conteúdo e vai deixá-lo mais a vontade na hora de escolher onde clicar.

Agora me responda o que você faz para aumentar a taxa de conversão do seu blog?

Fórmula da Importação

11 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

  1. Olá Filipe,

    Um dos blogueiros citados no artigo me aconselhou primeiro a cativar o leitor, o aumento da taxa de conversão será consequência. Para tal, é preciso que o blog tenha um layout mais limpo, que não seja carregado com muitas cores e priorizar pela qualidade dos conteúdos postados. Propagandas pode ter sim, desde que seja de forma discreta, usando a regra 80/20 (80% de conteúdo e 20% de propagandas). Além do blog, é fundamental manter um canal de comunicação via e-mail marketing.

    Grande abraço e sucesso sempre!

  2. Olá, Filipe
    Creio estar indo na direção errada então, pois no sidebar de meu blog tenho vários banners de produtos diferentes.
    Estarei testando excluí-los para verificar que realmente, a conversão melhora.
    Obrigado pela dica.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>