Fórmula da Importação

Como Criar Conteúdo Baseado na Estratégia do Seu Mercado

Você tem dificuldades para criar conteúdos de qualidade baseado na estratégia de seu nicho de mercado?

Meu artigo de hoje vai abordar a criação de conteúdo baseado em estratégias para seu blog, porque simplesmente escrever bem não lhe garantirá o sucesso.

Minha esperança é a de inspirar você a seguir algumas estratégias para que você possa traçar um caminho baseado no seu nicho de mercado, ou seja, público alvo.

Muitos blogueiros procuram algo fácil de fazer e não obtêm resultados. Eu prefiro me matar a escrever algo para meus leitores que realmente traga valor, do que simplesmente fazer por fazer. É por isso que alguns alcançam o sucesso e outros não.

Hoje eu quero compartilhar com vocês como eu crio conteúdo de qualidade em meu blog, e como você pode fazer o mesmo.

Vou me ater a 5 pontos:

  • Páginas de blog
  • Mensagem
  • Inspiração
  • E-books
  • Ouça a sua audiência
  • Por que você deve fazer uma chamada de ação

O Que Você Vai Aprender Com Esse Artigo

  • Criar conteúdo baseado na estratégia do seu mercado.
  • Como inspirar seus leitores cada vez mais.
  • Como construir conteúdo VIRAL.

Página Sobre

criar conteúdo

Vou começar com as páginas. A primeira página que eu quero lhe chamar a atenção é a página Sobre, essa página é muito especial e deve ser tratada como tal. Você definitivamente vai querer ter uma página Sobre que responda as perguntas abaixo:

  1. Por que devo me preocupar com esse blog?
  2. Por que você(blogueiro) vale a pena como autor?
  3. Pra quem você escreve?(nicho de mercado)
  4. Quais são os benefícios de ler este blog?
  5. Quem é você?

Se você conseguir responder a todas essas questões tenha certeza que sua página Sobre será bem vista pelo seus leitores.

Na maioria das vezes seus leitores não estão interessados em saber onde você mora, quantos filhos tem, ou quantos anos você tem, eles querem apenas informação de qualidade, ou seja, o que eles ganham ao acompanhar seu blog, e essa é a página onde você pode mostrar a eles os benefícios e o porque que eles devem acompanhar seu blog.

Algumas pessoas adicionam links de afiliados a essa página com o intuito de monetizá-la, porém eu não recomendo. A página Sobre deve ser um local onde você pode se apresentar para seu público e não uma feira livre onde você divulga seus produtos.

Ao contrário disso eu recomendo que você adicione a essa página um formulário para que você possa capturar os e-mails dos seus visitantes e trazê-los de volta ao seu blog mais tarde. Se reparar no seu Google Analytics vai perceber que essa é uma das páginas mais acessadas de seu blog, então não perca a chance de capturar os e-mails dos seus visitantes.

Página Contato

A página seguinte é a página Contato. A maioria dos blogueiros tem páginas de contato muito básica, deixando apenas seu e-mail e um formulário para contato. Uma boa ideia é incluir detalhes de seu Feed Rss, FaceBook, Twitter, YouTube e outras redes sociais. Dê a seus leitores várias formas de encontrar e se conectar a você.

Squeeze Page

criar-conteúdo

A Squeeze page (página de captura) é uma das páginas que recomendo nesse post. Eu enxergo essa página como sendo uma das mais importantes de seu blog ou site, ela é como uma carta na manga,que você pode sacar a qualquer momento e virar o jogo a seu favor.

E por que eu digo isso?

Simples, ela é fundamental para a criação de uma lista responsiva. A maioria dos blogueiros não tem uma página estática para capturar os contatos de seus visitantes, eu gosto de tê-la, e você pode encontrá-la aqui.

Essa página tem um único objetivo, capturar e-mails das pessoas que a visitam. Ela pode ser usada em campanhas publicitárias, em links como este que você acabou de ver ou ainda pode ser adicionada ao seu menu. Use e abuse dela para construir sua lista.

Página Comece Aqui!

Essa é uma página que encontrei para direcionar meu público ao meu melhor conteúdo, lá você vai encontrar muita coisa boa, eu lhe garanto, dê uma passada por lá e comprove você mesmo.

Nessa página logo de cara eu digo aos meus visitantes o que eles podem esperar de mim e encontrar em meu blog, e também ofereço meu Kit de Ferramentas em troca do seu e-mail.

Depois disso eu faço uma chamada de ação estimulando o meu visitante a criar seu próprio negócio online, onde eu explico passo a passo através de artigos minhas técnicas de monetização, geração de tráfego, criação de conteúdo, enfim, tudo que eles realmente precisam para construir seu negócio online.

Eu acredito que você pode fazer isso em seu blog, tente adaptar essa ideia ao seu nicho de mercado e crie sua página “Comece Aqui” com o que você tem de melhor pra oferecer.

Página de Recursos

Essa é outra dica fantástica. Nessa página você pode disponibilizar dezenas de ferramentas que você acha útil para seu público, assim eles podem voltar ao seu blog quando precisarem utilizar essas ferramentas.

Eu mesmo quando preciso usar alguma ferramenta, acesso meu blog e faço através dele. Faço isso porque é fácil e prático, não preciso salvar nenhum link, está tudo lá.

A ideia aqui é disponibilizar serviços gratuito e pagos com seu link de afiliado, mas por favor informe isso a seus visitantes. Aqui você pode entregar valor e ganhar dinheiro, tudo ao mesmo tempo e sem aquela velha maneira de tentar enfiar produtos a guela abaixo dos seus visitantes.

Acesse minha página de Recursos Clicando Aqui!

Inspiração

Inspiração para gerar conteúdo de qualidade é fundamental. Pode acontecer de lhe dar um branco, isso é normal, já aconteceu comigo. Mas o mais importante é inspirar seus leitores.

Leitores inspirados tendem a comprar mais. Eu descobri como inspirar meus visitantes. Com essa técnica consigo converter e gerar mais tráfego para meu blog.

A estratégia é bem simples e você já deve ter ouvido eu falar sobre isso antes, faça valer a pena cada post do seu blog. Esqueça o que você acha que é bom ou legal, se coloque na posição de seus visitantes e procure saber o que eles realmente querem de você.

Já perguntou pra eles quais são suas dores? Medos? e Problemas? Se não, faça agora! Envie um e-mail a eles e faça essa pergunta, se você não sabe o que seu público quer você não sabe como atendê-los da melhor maneira.

Se você não tem o e-mails deles(considere começar a coletar o quanto antes) você pode se perguntar como saber o que eles querem? Leia esse post e você vai encontrar essa resposta de várias maneiras 15 Grandes Ideias Para Divulgar Meu Blog Gratuitamente.

Depois de saber o que eles querem você pode estar se perguntando como fazer valer a pena? Que tipo de post funciona melhor? Eu gosto dos posts tipo listas, mas você pode fazer testes e ver quais se adaptam melhor ao seu público. Veja alguns exemplos “10 Coisas Para Fazer no Primeiro Dia do Seu Blog”, “Email Marketing – REVELADO 5 Passos de Sucesso Para Sua Campanha de Email”, “11 Razões do Porque Que o Meu Blog é Melhor que o Seu.

Esse tipo de título sempre chama muita atenção e são inspiradores. Que blogueiro não quer aprender 5 passos para o sucesso em suas campanhas de e-mail?

Mais Inspiração

Histórias de sucesso, ou melhor ainda, entrevistar pessoas que estão tendo sucesso no seu nicho de mercado, isso tudo faz parte do tema inspiração e acaba envolvendo mais seus leitores a você.

Um e-book ou uma série de vídeos gratuita também pode ser uma boa opção.

Idéias

Dar aos seus leitores ideias para discutirem, ideias de coisas a fazerem com seu negócio, ideias recicladas, ideias inovadoras…

Meu objetivo com cada post é dar aos meus leitores pelo menos uma nova ideia. Ideias estas inspiradoras. Se você seguir essa estratégia você terá leitores inspirados que te seguem com entusiasmo e que divulgam seu trabalho.

Quando digo ideias, quero dizer que você deve estimular uma discussão ou coisa parecida, para fazer isso uma chamada de ação ou uma pergunta cai muito bem…

E-books

Eu já mencionei isso no tópico anterior mas quero dar destaque para essa estratégia. Essa é uma forma viral de conteúdo, mas tome cuidado, tente fazer e-books em um determinado assunto que alguém de seu nicho de mercado não tenha feito, ou que seja muito melhor dos que já existem.

Muitos blogueiros escrevem e-books só porque ouviram falar que é bom, mas a maioria não sabem o que realmente estão fazendo. Uma boa maneira na hora de avaliar a escrita de um e-book, é saber a necessidade do seu nicho de mercado e respondê-la. Você deve entregar valor nesse e-book e as pessoas o compartilharão.

Por exemplo, a minha audiência tem muita dificuldade em como fazer um blog e monetizá-lo. Então em primeiro lugar eu descobri o que meus visitantes queriam, e depois dei a eles uma solução.

Em um e-book a sua estrutura é de vital importância. Um e-book bem estruturado se torna fácil de ler e compreender.

Finalmente a melhor coisa disso tudo é que você pode interligar seu e-book ao seu blog, página de captura e etc.

Ouça a Sua Audiência

Esse é um ponto crucial! Como citei acima a minha audiência tem dificuldades em como fazer um blog e monetizá-lo, e a sua? você sabe os problemas dela? É muito importante que de alguma forma você consiga extrair os problemas que seu público enfrenta, isso vai lhe dar um potencial muito grande de conseguir mais conversões.

Pense junto comigo, é mais fácil achar um público para seu produto ou achar um produto para seu público? É óbvio que é mais fácil achar um produto para seu público, e pra isso basta saber o que eles precisam.

Para saber qual a dor do seu público você pode observar os comentários do seu blog, pode observas os e-mails que você recebe e pode fazer uma pesquisa com seu público utilizando uma ferramenta gratuita chamada Survey Monkey.

Faça Uma Chamada Para Ação

Chamada para açãoSeja qual for o seu conteúdo e nicho de mercado você deve ter uma chamada de ação ou call to action em inglês. Seja ele um post, um vídeo, um podcast, enfim, faça uma chamada de ação.

Ok Filipe mas qual?

Isso quem vai determinar é você! Quer mais comentários? peça a seus leitores para fazê-los ou deixe uma pergunta pra eles… Quer mais Opt-in(inscrições em seu formulário) peça a eles que o façam. É bem simples mesmo e vai te trazer grandes resultados.

Não sei se você já percebeu nos comercias de grandes empresas como a Polishop quando eles pedem para você ligar e fazer seu pedido, isso é uma chamada para ação. Por que você acha que eles fazem isso? Porque funciona e dá resultados.

Se você quer mais exemplos olhe em sua volta, bem aqui no meu blog, vai perceber que existe muitas chamadas para ação, ainda não está convencido? Visite o site da Amazon e repare em seus botões de compra, provavelmente você vai encontrar algo do tipo “Compre Agora Com 1 Clique”.

Então a partir de hoje eu recomendo que você faça chamadas para ação em todo o seu blog.

Finalizando…

Nesse artigo vimos como podemos criar conteúdo baseado na estratégia do nosso mercado. Espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma a enxergar os pontos onde você pode atacar e fazer a diferença no seu nicho de mercado.

E lembre-se, seja qual for a tarefa a fazer, se ela não exige muito de você é porque provavelmente não é grande coisa, mas se ela lhe tirou algum suor ou lhe fez perder o sono, é bem provável que esse projeto valha muito a pena e trará muito valor para seus leitores.

E você, como cria seus conteúdos?

Fórmula da Importação

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>