Fórmula da Importação

Guia do Iniciante – Como Criar e Gerenciar Uma Lista de Email (Aweber)

I Heart AWeber.com

Com apenas um mês de blog eu fui capaz de criar uma lista de e-mail com 355 pessoas interessadas no meu negócio, e a verdade é que esse número não para de crescer.

Depois que escrevi o artigo 1 Mês de Blog e R$237,80 no Meu Bolso e revelei o número de assinantes que eu consegui em apenas 1 mês, muitas pessoas me perguntaram como eu fui capaz de criar essa lista.

Pois bem, é exatamente sobre como criar uma lista de e-mails que eu vou compartilhar com você hoje. Eu vou te levar de mãos dadas desde a criação de formulários para capturar e-mails até colocar a sua campanha para rodar.

 

O Que Você Vai Aprender Com Esse Artigo

  • O que é uma lista e porque você deve ter uma.
  • Qual a diferença de um RSS feed para uma lista de e-mails.
  • Quando enviar e-mails para uma lista.
  • Como criar formulários de captura.
  • Como gerenciar sua lista usando um auto responder.

 

O Que é Uma Lista de E-mail e Porque Você Deve Ter Uma.

Antes de começar a esmiuçar como criar uma lista de e-mails e todas as ferramentas e recursos que a rodeiam, é importante abordar o que é, e porque você deve utilizar essa ferramenta tão importante para o seu negócio.

Provavelmente você já viu essa técnica sendo aplicada lá fora e aqui dentro do portal da renda.

Quando você configurar um boletim de e-mail você será capaz de oferecer a seus leitores uma forma de se inscreverem para receberem e-mails de sua autoria com dicas, sacadas e assuntos pertinentes ao seu mercado.

Normalmente esse conteúdo será exclusivo, e seus leitores só poderão ter acesso se fizerem parte de sua lista de e-mail, e é o fato de ser exclusivo que fazem com que a maioria deles entre para sua lista e permaneçam nela.

Por favor, não confunda lista de e-mail com RSS Feed, são duas coisas completamente diferentes e vou explicar o porquê agora.

Em apenas uma frase a grande diferença é a criação de uma lista que é SUA.

Ao oferecer uma assinatura a sua lista de e-mail você será capaz de capturar e-mails, coisa que você não pode fazer com o RSS.

E qual a vantagem de eu ter os e-mails dos meus leitores? São infinitas…

  • Com uma lista você será capaz de se comunicar a qualquer momento com seus leitores e até fazer com que eles tomem algum tipo de ação.
  • Uma lista é uma corrente de tráfego para seu blog. Basta um e-mail pra que seu blog ou site tenham mais acessos.
  • Com uma lista você estará mais próximo dos seus leitores, terá uma relação mais pessoal, e conseguirá conquistar a confiança do seu leitor bem mais rápido.
  • Uma lista de e-mail nunca fica fora do ar, seu blog pode ser rakeado, o Facebook pode acabar, mas ainda sim você terá a sua lista.
  • E por último e não menos importante – O dinheiro está na sua lista.

Talvez você já tenha ouvido falar nessa última frase “O dinheiro está na lista” que de fato é a pura verdade, no entanto são poucas as pessoas que sabem transformar sua lista em dinheiro.

Eu te confesso que ainda estou dando meus primeiros passos na engenharia que envolve o e-mail marketing, ainda tenho que aprender e testar muita coisa, mas uma coisa é certa, estou no caminho certo.

Foi exatamente usando minha lista de e-mails que consegui um belo resultado logo no meu primeiro mês de blog.

Como em qualquer meio de comunicação que você utiliza para atingir seu público, antes de você oferecer uma carta de vendas você deve oferecer valor (conteúdo útil), e pra sua lista de e-mail não é diferente. Entregar conteúdo de qualidade é a primeira coisa que você deve fazer.

Qual a diferença entre RSS e e-mail marketing?

Há um tempo eu mesmo não sabia a diferença entre essas duas ferramentas, na verdade eu nem sabia que eu podia criar uma lista, mas enfim, hoje vou desmistificar essa dúvida.

RSS Feed: A ferramenta mais utilizada para RSS é o FeedBurner, com essa ferramenta você só é capaz de enviar seus posts para seus assinantes e nada mais, o que não quer dizer que não seja ruim, mas é extremamente limitado.

Lista de E-mail: Já a sua lista é totalmente desvinculada do seu blog, através do e-mail você pode se comunicar com seus assinantes quando quiser, e falar o que quiser. Consegue perceber o quão poderoso essa ferramenta é?

Com um simples e-mail eu sou capaz de atingir milhares de pessoas ou até milhões, o número só depende do tamanho da sua lista.

Mas quando devo enviar um e-mail para minha lista?

Capturar o e-mail de seus leitores e só enviar e-mails quando você precisar não é uma boa ideia, e eu vou explicar o por quê.

Imagine a seguinte situação…

Você está num bar com seus amigos, e de repente você vê aquela MULHER. Animado você vai até lá e consegue pegar o telefone dela, no entanto ela estava de saída e não pode ficar mais tempo para uma conversa. Tudo bem não tem problema você já tem o telefone dela e pode entrar em contato a qualquer momento, porém como você é desligado se passa um mês e você resolve entrar em contato com ela.

Quais são as chances dela se lembrar de você depois de uma conversa de 5 minutos após ter se passado um mês? As chances não são boas, concorda comigo?

Da mesma forma acontece com sua lista de e-mail, você não pode e não deve passar um período muito longo sem se comunicar com seus leitores através de sua lista, mas também não pode ser tão pegajoso ao ponto de ficar nos pés deles todos os dias.

Mas lembre-se, sempre que você entrar em contato com seus leitores através do e-mail ou qualquer outro meio de comunicação certifique-se de que você leve informação útil.

Dito isso acredito que eu já tenha explicado boa parte sobre o assunto que aborda e-mail marketing, agora vamos partir para ação.

 

Hybrid Connect Error : Connector could not be found

 

Como Construir a Sua Lista de E-mail

Antes de começar a construir nossa lista é importante entender como ela funciona, e pra isso eu fiz uma espécie de fluxograma para melhor compreensão.

lista de e-mail

 

A princípio pode parecer um pouco complexo, mas eu vou te guiar e te mostrar cada detalhe por de traz dessa ferramenta. Por favor, note que os retângulos representam páginas e os círculos representam e-mails.

 

Contratando um Serviço de E-mail Marketing – Aweber

Existem muitas opções no mercado de e-mail marketing, mas quero ressaltar uma ferramenta que se destaca diante das outras (na minha opinião), são milhares de blogueiros que recomendam tal ferramenta, alguns até ameaçam a dizer que ela é a melhor (eu me incluo aqui) então eu acredito que eles não podem estar errados. Essa ferramenta de chama Aweber (link de afiliado).

Apesar dessa ferramenta não ser brasileira e estar no idioma inglês ela é de longe a mais intuitiva e fácil de usar, tem um baita de um suporte, e como o acesso da ferramenta é feito pelo navegador você pode usar o Google Chrome e traduzi-la para o seu idioma .

Eu recomendo que você tenha muito critério ao escolher a sua ferramenta de e-mail marketing, pois caso queira trocar de ferramenta depois de ter construído uma lista, esse não é um processo fácil e dá muita dor de cabeça.

Provavelmente você perderá boa parte de seus assinantes pois eles terão que reconfirmar a inscrição na sua lista, então não invente, trabalhe com o que tem funcionado para milhares de pessoas que é a Aweber (link de afiliado). Procure no Google o que as pessoas falam sobre a Aweber e verá que eu estou certo.

Contrate o serviço Aweber Através do meu link de afiliado clicando aqui e me permita ganhar alguns trocados… 😀

 

Criando sua Primeira Lista

Depois de passar pelo processo de criação de uma conta na Aweber faça login em sua conta. O primeiro passo é criar uma lista dentro da Aweber, pra que você não tenha nenhuma dificuldade eu fiz um vídeo onde eu explico isso passo a passo.

 

Criando Formulários de Captura de E-mail

Agora que já temos a nossa lista criada, vamos criar o nosso formulário de captura de e-mails. O Aweber disponibiliza vários formulários pra que você possa colocar em seu blog ou site. Assista o vídeo e aprenda como criar seu formulário.

 

Criando Mensagens Com Aweber

Você já tem mais da metade do seu auto responder configurado, porém ainda falta aprender como configurar suas mensagens automáticas, ou follow up e mensagens de Broadcasts.

 

Finalizando …

Acredito que com esse guia você será capaz de configurar seu auto responder e começar a dar os primeiros passos. É importante que você seja curioso e fuce bastante, é assim que eu aprendi e é assim que você também pode aprender.

Recapitulando

  1. Contrate um serviço de e-mail marketing, recomendo o Aweber.
  2. Crie sua primeira lista de e-mail.
  3. Crie seus formulários de captura de e-mails e instale no seu blog.
  4. Crie suas mensagens de follow up e agende elas como desejar.

Siga todos os passos vendo os vídeos, e caso tenha alguma dúvida entre em contato, eu posso te ajudar.

Agora me diga se você gostou das dicas desse artigo?

Fórmula da Importação

29 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

  1. Olá Filipe,

    Na minha opinião pessoal esse é um dos artigos mais importantes para quem desejar iniciar como profissional em Internet Marketing e Marketing de Rede.

    Trabalhar com uma lista de pessoas interessadas no que temos a oferecer é fundamental para o nosso crescimento online.

    Assim como muitos dizem o dinheiro estar na lista $$$$

    Parabéns pelo excelente artigo ficou muito show os seus vídeos.

  2. Muito bom seus post excelente dicas, e om certeza algumas delas estao me ajudando bastante no meu inicio com divulgaçao na internet, que deus continue te iluminando te dando ideias brilhantes como estas sucesso total. Um forte abraço

  3. alvaro

    Olá filipe. Esse artigo me ajudou muito. Eu estou começando no mundo da internet e tinha dúvidas em qual auto-responder utilizar, porque são muitas sugestões e não tinha certeza se eram confiáveis. Com certeza utilizarei o aweber através do seu link. Mais uma vez parabéns pelo Post!

  4. A verdade é que muitos prometem te ajudar, mas lá no fim, querem algo $$$$$$$ em troca da informação. Você tem ajudado de verdade com informações concretas, muito obrigado. Eu ainda estou aprendendo, mas pelo menos existe você, uma luz no fim do túnel.

    • Obrigado Mari. Sabe eu não queria te enganar, mas no fim das contas eu também quero te vender algo… eu estaria mentindo se dissesse que não.

      No entanto, a forma com que eu tento fazer isso é um pouco diferente da maioria…

      Eu sempre tento entregar valor aos meus leitores, deixando eles com a escolha de gastar ou não comigo.

      A maioria de nós somos comerciantes online, porém alguns estão tão desesperados que querem empurrar qualquer produto ao seu visitante, o que na maioria das vezes não funciona.

      Tente agregar valor primeiro, funciona muito melhor.
      Forte abraço.

  5. Excelente artigo. Será de muito valia para nós, iniciantes, pois a famigerada lista é a maior preocupaçao de todos nós. Ainda nao vi na net um artigo que realmente ensina como criar e gerenciar uma lista no aWeber.
    Parabéns, vc está no caminho certo e o que é mais importante está sabendo dividir seus conhecimentos.
    Ainda bem que Deus colocou vc no meu caminho e sei q vou aprender muito contigo.

    abr
    Claudio Bueno

  6. Vinicius Almeida

    Brother seu post matou várias dúvidas minhas, muito obrigado. Unica coisa ruim da Aweber é que ela só aceita cartão e não aceita paypal, ai quebra minhas pernas pois só ultilizo paypal

  7. Edson

    Minha experiência com a Aweber não foi boa, pelo contrário…acho que até que eles enganam na taxa de entrega/abertura. CUIDADO!

    Testemunhos de usuários:
    “I’m a bit concerned at how AWeber calculates the figure after my open rate was over 100% one week. Looks like they’re counting multiple opens from the same person”
    http://www.warriorforum.com/main-internet-marketing-discussion-forum/260261-my-open-rate-above-100-a.html

    Pelo contrário, a e-goi pelo soube tem evoluido bastante na entrega e estão sempre lançando novidades…

  8. olá Felipe gostei muito dos seus artigos. confesso pra vc que nem alguns cursos que já comprei não é tão detalhado como os seus.
    parabéns. ainda esto tentando criar a minha lista de e-mail mais
    esto com algumas dificuldades com respeito a servidor de imagem
    se vc puder mim ajuda eu ti agradeço. abraso.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>