Fórmula da Importação

Como Fazer um Artigo? Aprenda em Menos de 10 Minutos!

Você sabe os passos que deve seguir ao fazer um artigo?

É impressionante como se aprende nesse mercado de internet marketing. A cada dia que passa eu aprendo algo novo, e sempre que visito algum blog me faço a seguinte pergunta: Por que eu deveria ler esse artigo?

Após fazer um artigo ou post é exatamente essa pergunta que você deve fazer: Por que eu deveria ler esse artigo? 

Muitos blogs perdem seus visitantes nessa simples pergunta, pode ser a falta de uma manchete chamativa, a falta de uma imagem ou outra coisa qualquer, há sempre algo que se pode melhorar.

Um artigo perfeito vai receber um tráfego muito maior, e com certeza será compartilhado, isso é ótimo para alguém que se preocupa com sua marca.

Se seu artigo é compartilhando, mais o seu trabalho é conhecido e maior é a sua chance de ganhar uma renda extra na internet…

 

Como Fazer um Artigo Surpreendente?

#1 Copie os Seus Concorrentes

Calma eu já vou explicar. Certa vez lendo o livro de Anthony Robbins – Poder Sem Limites, ele disse que pra que você possa chegar ao sucesso no menor espaço de tempo possível, você precisa copiar aqueles que já tem o sucesso.

Eu resolvi aplicar isso na minha vida e adivinha o que eu descobri? Essa técnica realmente FUNCIONA.

Eu melhorei drasticamente a minha escrita observando blogs de sucesso no meu nicho de mercado, e eu recomendo que você faça o mesmo.

Então se você quer escrever sobre carros, observe algum artigo que teve sucesso na internet que fala sobre carros, pra determinar o sucesso de um artigo veja se ele foi compartilhado nas redes sociais e se há muitos comentários.

Depois disso observe como ele foi escrito, tipo de formato, qual foi a visão do autor, a mensagem principal, enfim, e tente fazer o mesmo pra você só que de um ponto de vista diferente.

E sempre tentando acrescentar algo que o autor desse artigo tenha esquecido.

 

#2 A Manchete do Artigo é Mais Importante Que o Artigo

Manchete

Manchete

A maioria das pessoas que vão ler esse artigo vai vir através da minha lista de e-mail.

Alguns vão abri-lo apenas porque gostam do meu trabalho, mas a grande maioria vai abri-lo por causa da linha de assunto.

Se o assunto é algo que não desperta interesse poucas pessoas vão ler o meu post, e isso também serve para as manchetes de seu blog.

Aqui estão alguns exemplos de bons títulos que você pode usar na hora de fazer um artigo:

  • 10 Pessoas de Sucesso no Internet Marketing
  • Deixe Seu Abdômen Trincado em 30 Dias
  • Como Turbinar seu blog – Aprenda em 15 Minutos

Lembre-se, o primeiro contato com seu visitante é a manchete do seu artigo, ele só vai abri-lo se você despertar interesse e/ou curiosidade  e entregar um benefício ao seus visitantes.

Eu costumo levar algumas horas só pra escolher a manchete do meu post, isso porque eu sei o quão importante é ter uma manchete que faça seu visitante abrir seu artigo.

Pras coisas ficarem bem claras vamos analisar a manchete desse artigo.

como fazer artigoA primeira parte destacada em preto diz ao leitor basicamente sobre o oque é o artigo. Ao adicionar as palavras “como fazer” automaticamente as pessoas enxergam esse artigo como um tutorial passo a passo que vai lhes ensinar a fazer o artigo.

A segunda parte em vermelho é uma das partes mais importantes, pois é ela que desperta a curiosidade e entrega o benefício ao meu visitante.

Nesse caso eu digo a eles que podem aprender a fazer um artigo em menos de 10 minutos.

Consegue perceber como ela desperta interesse e entrega um benefício ao meu visitante? Outro ponto a se destacar é que se a minha manchete não fosse tão boa assim, você nem estaria lendo esse artigo. 😉

 

#3 O Tamanho do Artigo é Importante

Atirar milhares de palavras em uma folha em branco não quer dizer que você vai fazer um artigo de qualidade, saiba que ninguém quer perder mais de 10 minutos lendo um único artigo, mesmo que ele seja muito bom, as pessoas nos dias de hoje tem muitas tarefas e estão cada vez mais ocupadas com seus afazeres.

Então meu recado é que você seja o mais direto e objetivo possível quando se tem um tema muito grande em mãos.

Uma outra alternativa na hora de fazer um artigo muito grande é dividir esse assunto em uma série de artigos, assim você consegue fragmentar seu artigo em X partes, fazendo com que o tamanho de cada artigo se reduza ao desejado.

Infelizmente os artigos grandes normalmente não serão lidas e apreciadas como deveriam ser. Por que isso?

  • A leitura se torna algo cansativo.
  • Pessoas que procuram uma resposta rápida não querem ler um post de 3000 palavras ou mais.
  • Ler um post de 3000 palavras ou mais podem roubar muito tempo dos visitantes.

Se você olhar para qualquer conteúdo que é viral vai perceber que normalmente são curtos e direto ao ponto, facilitando a interpretação do post pelo leitor.

Porém eu também peço que tenha cuidado ao fazer artigos muito pequenos, isso porque o Google gosta mais dos artigos que tenham mais palavras.

Se você der uma olhada nos primeiros resultados da maioria dos termos que você pesquisar, vai perceber que que eles não tem menos do que 1000 palavras.

Então minha recomendação é que você não faça artigos com menos que 1000 palavras e nem mais do que 3000 palavras, ok?

 

#4 O Estilo da Escrita Aumenta Sua Legibilidade

A legibilidade é algo muito importante na hora de fazer um artigo, isso se você quiser que seus visitantes leiam-os até o final.

Repare nesse artigo, ele está dividido em subtítulos onde cada subtítulo facilitando a leitura de qualquer pessoa, repare também que seu tamanho é um pouco maior, faço isso propositalmente para chamar a atenção do meu leitor e expor os meus tópicos.

Faço isso também, porque essa é uma arma secreta para rankear melhor seus artigos nos motores de busca.

Algumas pessoas vão agrupar vários pontos dentro de um único parágrafo em vez de dividi-los.

Eu amo dividir meus artigos em vários tópicos, isso deixa a leitura mais agradável para meus visitantes. Experimente você também.

 

#5 Seja Consistente

Eu sou um verdadeiro crente da perfeição na hora de fazer um artigo, gosto de tudo muito perfeito e consistente.

Pra mim alguns erros são óbvios, outros nem tanto, por isso sempre releio meus artigos umas 5 vezes e no outro dia volto a lê-los antes de publicá-los.

Uma pessoa que também me ajuda muito na hora de fazer um artigo e publicá-lo é minha noiva, sempre peço ela pra ler meus artigos. A leitura de uma segunda pessoa é muito importante, pois ela pode enxergar algo que não percebi, como diria o ditado:

Duas pessoas pensam melhor do que uma.”

Aqui estão alguns pontos a serem certificados antes da publicação de qualquer post:

  • Tamanho das imagens e tag alt com palavras-chave.
  • Mantenha o mesmo estilo de escrita em todo seu artigo.
  • Se você fizer o título com letras maiúsculas mantenha esse padrão nos demais títulos.
  • A fonte da letra usada em seu artigo deve ser de fácil leitura e não deve ser muito pequena.
  • Links internos e externos.
  • Teste em vários navegadores.

Outra coisa que é muito importante na hora de fazer um artigo é a gramática e a ortografia, se você não é muito bom em português assim como eu, procure auxílio de alguém que seja ou procure ferramentas que façam isso por você.

 

#6 Otimize Seu Artigo Para os Motores de Busca

É muito importante que na hora de fazer um artigo você escreva para seus leitores. Odeio ver posts que foram escritos pensando somente em obter classificação no Google, isso pode soar bem a princípio, pois vai te gerar tráfego, mas com certeza não vai fazer com que seus leitores permaneçam no seu blog e leiam seus artigos até o final.

A escolha de um bom template (link de afiliado) para seu blog WordPress pode te ajudar nesse quesito.

É importante escrever palavras chave para cada post, você pode pesquisar essas palavras-chave no Google Keyword Tools, uma ferramenta gratuita que faz o levantamento das palavras mais pesquisadas no Google.

Outra ferramenta importante é um plugin chamado WordPress SEO by Yoast, ele ajuda e muito no rankeamento do seus posts diante dos motores de busca.

Wordpress seo by yoast

 

#7 Linkando Seus Artigos

Ninguém quer que seus visitantes leiam apenas um artigo no seu blog e vão embora. Uma boa maneira de mantê-los em seu blog é linkar de um artigo para outro como um “labirinto” sem saída.

Repare nesse post, há alguns links e esses links estão linkando para outros artigos em meu blog.

Dessa forma consigo manter por mais tempo meus visitantes em meu blog.

 

#8 A Imagem é Tão Importante Quanto a Manchete

As pessoas realmente jugam o livro pela sua capa, eu faço isso, e provavelmente você também faz. Já dizia o ditado:

“Uma imagem vale mais que mil palavras”.

A escolha certa de uma imagem na hora de fazer um artigo pode lhe render milhares de visitas. Pense bem, se você tivesse a opção de ler dois artigos sobre o mesmo assunto, por exemplo, culinária, porém um tem imagem e outro não, qual artigo você iria ler? Eu com certeza iria ler o que tem imagem.

 

#9 Escreva Sobre Algo Que as Pessoas Querem Ler

A maior razão para o sucesso de um blog é o conteúdo, se o seu conteúdo é ruim ninguém vai ler, comentar ou compartilhar.

O conteúdo também precisa ser consistente, se o blog é sobre carros, não comece a blogar sobre bicicletas, embora algumas pessoas possam ler, a maioria não irá.

Uma forma muito boa de saber o que escrever em seu blog é perguntar a sua audiência o que eles desejam, essa é com certeza a melhor maneira de construir conteúdo de qualidade para seu público.

 

#10 Quando Publicar Para Obter Melhores Resultados?

Há algum tempo atrás eu fazia um artigo e publicava em meu blog logo em seguida, eu apenas queria vê-lo online.

O problema disso é que após algumas horas eu voltava a rever o artigo e percebia que sempre havia algo que eu podia ter melhorado antes da publicação, resumindo, você sempre deve fazer uma revisão de seus artigos, e eu sugiro que essa revisão aconteça no dia seguinte ou pelo menos umas 5 horas depois da criação do artigo.

Você também pode e deve testar os horários e dias que ao fazer um artigo e publicá-lo em seu blog você tenha melhores resultados, existem certas horas que as pessoas estão mais ocupadas e outras não, isso pode e vai interferir nos resultados do seu blog.

Com o WordPress é possível fazer um artigo e agendar uma data e uma hora específica para a publicação. A imagem abaixo ilustra essa situação.

Tela WordPress

 

Finalizando…

Nesse artigo vimos 10 passos que você deve seguir ao fazer um artigo, seja ele qual for.

Essas são dicas importantes que todo iniciante deve colocar em prática, foi assim comigo, e me trouxe grandes resultados. Espero ter te ajudado de alguma forma.

Na sua opinião quais são os passos mais importantes na hora de escrever um artigo? 

Fórmula da Importação

3 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>