Fórmula da Importação

Top 10 Dicas Pouco Conhecidas Para Escrever em Blogs

Hoje vou falar sobre inspiração, e também vou dar algumas dicas e ideias para escrever seus artigos, em particular sobre as estratégias que EU uso para obter mais inspiração na hora de escrever meus artigos de forma a superar as expectativas dos meus visitantes.

ideias para escrever

Inspiração: “Um sentimento de entusiasmo que começa a partir de algo ou alguém, que lhe dá ideias novas e criativas.”

Eu gosto dessa descrição. É uma ótima definição para a palavra inspiração e também é uma de minhas técnicas de inspiração. Se manter entusiasmado é fundamental para que você consiga fazer um bom artigo.

Nesse artigo vou te contar as 10 melhores estratégias que eu uso para obter ideias inspiradoras na hora de escrever em meu blog. Mas antes eu suponho que você já tenha definido seu nicho de mercado.

Eu falo isso porque é de fundamental importância que você escreva suas mensagens voltado para sua  audiência, só assim você vai ser capaz de entrar de verdade na “cabeça” dos seus leitores e entregar algo que eles gostem, pois agindo dessa forma você estará falando a mesma língua que eles.

Imagine: Você acorda pela manhã, abre sua ferramente preferida para escrever seu artigo, e se depara com aquela tela branca… as vezes é apavorante, eu já passei por isso! Mas hoje vou te ensinar a superar esse “medo” com algumas dicas pouco conhecidas para escrever seus artigos.

Vamos lá?

O que Você Vai Aprender Com Esse Artigo

  • Dicas e ideias pouco conhecidas para escrever seus artigos
  • Onde encontrar inspiração para escrever. Inspirações pra você e seus leitores.
  • Minhas estratégias pessoais que uso na hora de procurar algo para escrever.

Dicas Para Encontrar Ideias Para Escrever Artigos

#1 Comente os Comentários do Seu Blog

De longe a melhor maneira que encontramos para obter novas ideias são os comentários do nosso blog. Essa é uma das melhores maneiras de saber a “dor” do nosso visitante.

Muitas vezes você vai se deparar com perguntas nos comentário do seu blog. E porque não responder essas perguntas em forma de artigos, posts, vídeos, e-books?

Sacada: Mas e se você não tem muitos comentários ou nenhum? Essa é uma questão a ser levada em consideração, afinal de contas se você está começando agora como eu, é normal que o blog não tenha muitos comentários.

A boa notícia é que eu encontrei a solução, e ela é bem simples.

Basta buscar alternativas nos seus concorrentes, com certeza algum dos blogs do seu nicho de mercado terá comentários, e provavelmente as mesmas dúvidas que você irá encontrar por lá, serão as dúvidas dos seus leitores.

#2 Fóruns

Os fóruns têm uma fonte quase que inesgotável de ideias para escrever artigos. Basta você escolher o fórum certo dentro do seu nicho de mercado e procurar um pouco, com certeza você vai encontrar centenas ou milhares de ideias para escrever artigos.

Além disso os fóruns concentram as “dores” dos seus visitantes, já se perguntou porque você visita um fórum? A verdade é que muitas pessoas procuram os fóruns para sanar suas dúvidas sobre isso ou aquilo, essas dúvidas podem ser respondidas por você em seu blog.

Sacada: Todo blogueiro deve visitar constantemente os principais fóruns do seu nicho de mercado, para que ele possa estar integrado com o que acontece em seu nicho e ter dezenas de ideias para escrever artigos.

#3 Fale Sobre Seus Erros

dicas para escrever artigosCada erro é uma oportunidade de aprendizado, não só para você, mas principalmente para seus leitores.

Já ouviu falar que conhecimento gera conhecimento? Pois é, eu acredito piamente nesse ditado. Se você errou porque não dividir seu erro com os demais?

Além de gerar credibilidade diante de seu público, utilizando essa técnica você não só escreverá um novo post, mas também conquistará seu espaço diante do seu público.

Já pensou em quanto suor e dinheiro você pode poupar de seus visitantes usando essa simples dica?

As pessoas valorizam isso, então não deixe essa técnica passar despercebida. O mundo melhora quando as pessoas ajudam umas as outras.

Sacada: É importante relacionar o que você aprendeu com seu erro, e o que faria diferente na próxima vez de forma a inspirar seus visitantes.

#4 Se Distraia

ideias para escrever artigosMuitas vezes nos encontramos em nosso escritório ou quarto (esse é o meu caso rsrsr) lutando para obter novas ideias para escrever artigos, e quanto mais você luta mais parece sem ideias… quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra.

Eu nunca estou a ponto de desistir, mas as vezes só temos que obedecer aos nossos corpos. Se está cansado descanse, se está com fome, coma.

Faça uma pausa, renove a suas energias, sei que pode parecer estranho, mas realmente funciona!

Muitas pessoas dizem que nunca tiveram uma boa ideia no escritório alegando que essas ideias vieram no chuveiro, na privada ou em quanto passeavam. E comigo também é assim.

Sacada: Alterar de ambiente fazendo algo diferente e divertido é uma ótima maneira para se ter novas ideias. Experimente andar de bicicleta, tomar um sorvete e conversar com alguém.

#5 Saia do Computador

Sim, este item tem relação com o anterior, mas vamos dar um passo a mais. Se você é do tipo que está sempre a frente do computador, tipo quinze horas ou mais por dia, isso não vai adiantar muito, é preciso se distrair, dar uma pausa e esfriar sua cabeça para que novas ideias apareçam.

Blogar é como uma maratona e não como uma corrida de cem metros. Então siga no seu ritmo, não tente acompanhar os “quenianos” ou então não conseguirá completar a maratona.

O excesso de trabalho pode esgotar suas ideias para escrever artigos.

Sacada: Você pode conseguir isso definindo metas, mas seja realista. Uma boa ideia também é dividi seu dia em “pedaços”, como por exemplo trabalhar durante 2 horas seguidas e fazer um intervalo de 20 a 30 minutos.

#6 Participe de Eventos

Participe de eventos em seu nicho de mercado. Isso não só vai lhe agregar conhecimento e novas ideias para escrever em seu blog, como também vai fazer com que você conheça novas pessoas e construa novas parcerias.

A construção de parcerias é um ponto chave pra qualquer empreendimento, basta você pensar em algo que você tenha conseguido com facilidade em sua vida por conhecer alguém influente em algum mercado.

Quando quebrei meu fêmur meu pai conseguiu com que eu fosse operado no mesmo dia por que ele conhecia o médico, se ele não tivesse essa parceria é bem provável que minha cirurgia não tenha sido realizada no mesmo dia.

Sacada: Tenha sempre em mãos uma câmera, tire fotos e faça um vídeo no evento mesmo que seja rápido, você poderá utilizar esse material em seu blog futuramente.

#7 Interaja no Twitter e Facebook

Essa é uma forma de interagir com seu público alvo através de sua fan page ou perfil pessoal, muitas das vezes esse meio de comunicação é bem rápido e eficaz do que e-mail ou qualquer outro meio.

Se você já tem uma base sólida de seguidores faça perguntas do tipo: O que gostariam de ver em meu próximo post? Qual o seu maior problema atualmente?

As pessoas gostam de falar sobre seus problemas, faça o teste e comprove você mesmo, você vai se surpreender com o feedback.

Mas se não tem uma base sólida de seguidores, espie alguém que tenha. As redes sociais estão cada vez mais em alta, e não podemos ignorá-las.

Muitas vezes é possível perceber a tendência do mercado nas redes sociais e captar centenas de ideias para escrever artigos de qualidade em seu blog.

#8 Livros, Revistas, Filmes e Outros Blogs

Buscar novas ideias nos itens citados acima é mais velho que “andar pra frente”. Ao ler um livro, revista ou ver um filme, pergunte a si se seus leitores gostariam de saber sobre isso também.

#9 Guardar os Títulos Que lhe Chamam à Atenção

Se você viu um título que você gostou, guarde o mesmo. Às vezes por si só um título já é o suficiente para criar ideias.

Você não precisa copiá-lo exatamente como é, você pode adaptá-lo de acordo com sua perspectiva. Além do mais  a sua manchete é sua principal arma na hora de fazer o seu leitor ler os seus posts.

#10 Brainstorming

dicas para escreverFaça um Brainstorming (chuva de ideias). Pegue um papel e anote todas as ideias que passarem em sua cabeça, se possível chame alguém para participar de seu Brainstorming. Feito isso, filtre as melhores ideias e escreva seu artigo baseando-se nelas.

Sacada: Uma boa maneira de filtrar as ideias para escrever artigos é com mapa mentais, experimente e comprove.

Finalizando…

“Escolha a qualidade, não a quantidade.”

Esse é meu ponto de vista. Na minha concepção mais vale um artigo bem escrito, que me tome de 5 a 6 horas, mas que possa ajudar meus visitantes que mil artigos que não sirva para nada.

É muito fácil escrever um post em apenas quinze minutos, e postar em seu blog, muitos fazem isso, mas eu NÃO! Se quiser que seus visitantes voltem ao seu blog e que recomendem você, é preciso gerar algum valor pra eles, não basta escrever por escrever.

Mesmo um post curto, tipo 500 palavras pode levar horas para mim, pois quero ter a certeza de que meus visitantes vão ler meus artigos com satisfação.

Dica importante:

Ao escrever um post aparentemente perfeito você deve publicá-lo imediatamente, certo? ERRADO!!!

Nunca faça isso. Escreva seu post e guarde o mesmo, horas depois ou no dia seguinte, volte nele e releia. Você vai se surpreender com o tanto de melhorias que você pode fazer, eu já modifiquei vários posts que achava estar perfeito usando essa técnica.

Essas são as minhas ideias para escrever artigos, e você tem mais? Compartilhe com a gente deixando um comentário logo abaixo!

Gostou do artigo? Então Deixe seu comentário logo abaixo dizendo o que te inspira e onde você encontra novas ideias para escrever.

Fórmula da Importação

15 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

  1. GISELE BRITO

    Muito bom o texto, ideias fáceis de serem aplicadas e que se enquadram em qualquer situação de escrita . Acho que leitura é fundamental, quanto mais leitura, mais conhecimento e, consequentemente, mais ideias surgirão.

    PARABÉNS E SUCESSO!

  2. Afonso Lopes

    Muito bom o artigo !
    A parte que me identifiquei muito quando eu li “Blogar é como uma maratona e não como uma corrida de cem metros. Então siga no seu ritmo, não tente acompanhar os “quenianos” ou então não conseguirá completar a maratona.”
    Muito bom Felipe ! Parabéns.
    Li o seu e-book e adorei, ele esta me ajudando muito a construir o meu blog.

    Abraços !

  3. Acho que é o segundo artigo que leio seu esta semana. Muito bom, simples e direto.

    A respeito de idéias, elas pintam a qualquer hora e qualquer lugar então tento sempre estar com o celular para anotar ou deixo um caderno do lado do computador…. Mas é inevitável perder algumas…

    Acho que tenho MAIS idéias sempre que estou mais relaxada, tranquila, de bem com a vida e comigo. Acabei de montar o meu blog e adorei suas dicas. A DICA de publicar os artigos só depois vai ser MUITO bem utilizada a partir de agora.

    Obrigada de verdade e muito sucesso ai!

  4. Olá Filipe!
    Fiz depois de muito pesquisar e ler bastante, a página de captura do meu blog.
    Irei fazer o auto-responder, porém ainda não sei como, mas já estou pesquisando.
    O seu conteúdo é muito proveitoso, e aumentou bastante o meu conhecimento. Se puder mandar aguma dica sobre auto-responder. Agradeço.

  5. Fernando Mendes Junior

    Parabéns é obrigado.
    Suas dicas foram fundamentais e me ajudaram muito na construção de meu blog sobre viagens (TripTips).

  6. Boa Noite, adorei seu artigo! Sou novo no ramo e o seu site é o primeiro que consulto para tirar todas minhas dúvidas sobre “o Início”. Suas dicas são e serão muito úteis para todos os que vierem ao seu site e procurarem sobre o assunto!!!
    Bom é isso passei para dar os Parabéns pelo seu site e claro, um Muito Obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>