Fórmula da Importação

Email Marketing – 5 Passos de Sucesso Para Sua Campanha de Email

Já tentou diversas estratégias com e-mail marketing e fracassou? Siga meus passos e nunca mais ouvirá essa palavra chamada fracasso.

email marketing

Adicionar uma opção de opt-in em seu blog para sua lista de e-mail marketing não faz de você um spammer, tenha ciência disso.

Que fique bem claro que a construção de uma lista é feita com o consentimento do dono do e-mail e que no meu caso ainda possui o duplo opt-in, ou seja, se a pessoa realmente quiser entrar pra minha lista além dela preencher seu e-mail no meu formulário e clicar no botão, ela terá que abrir sua caixa de e-mail, acessar o e-mail que acabei de enviar, e clicar no link desse e-mail para validar seu cadastro.

O que faz esse processo bem seguro e que tenha total influencia do dono do e-mail. Então por favor não chame isso de spam.

É claro que algumas pessoas compram listas de email, mas EU Filipe Portes sou totalmente contra essa prática e repugno quem age dessa maneira, pois acima de tudo eu respeito e prezo a escolha de meus visitantes.

O Que Você Vai Aprender Com Esse Artigo

  • Como e Porque criar uma lista de email marketing.
  • 5 passos para aplicar hoje mesmo em sua lista que vão lhe dar resultados garantidos.
  • O que é uma recompença Iressistível.

Porque eu iria querer entrar em uma lista de email?

Como você pode imaginar eu faço parte de muitas listas de emails, e a cada semana que passa procuro novas listas. Assim como também eu deixo de fazer parte de muitas destas listas ao longo tempo, isso porque elas já não mais atendem minhas necessidades.

O motivo pelo qual eu poço querer fazer parte de uma lista de e-mail pode ser o mais variado possível, como por exemplo, gostar do que você escreve, querer saber mais sobre você ou porque estou atrás de conhecimento.

Isso quer dizer que eu não quero ter que acessar seu blog diariamente em busca de conteúdo novo, na verdade eu quero que você me mande um email com esses conteúdos ou algo de valor. Isso não parece muito mais cômodo?

Eu também faço isso para observar o trabalho dos meus concorrentes, é como uma aula gratuita, você se inscreve em uma lista, e observa suas estratégias, como linha assunto, corpo do email e etc.

E depois vejo o que eu posso aplicar nas minhas campanhas de e-mail para maximizar meus resultados, o mundo é assim, é preciso observar quem está alcançando o sucesso, e “copiar” suas atitudes e se possível melhorá-las.

Não ter uma lista de e-mail é jogar dinheiro fora.

Aqui estão algumas das razões do porque que você deve ter uma lista de email

  • Você pode enviar um email para sua lista toda vez que você publicar um novo post, isso aumenta seu tráfego instantaneamente.
  • Se você decidir lançar um produto você pode notificar seus assinantes sobre o lançamento.
  • Pode estabelecer um forte relacionamento com seus assinantes.
  • Você pode enviar dicas, truques e sacadas.
  • Você pode enviar convites de webnars e outras coisas.

Eu poderia ficar aqui falando horas, mas esses são apenas alguns dos aperitivos do que você pode fazer se você tiver uma lista de e-mail.

#1 Criando Sua Lista de Email Marketing

lista-emailVamos começar com o mais importante. A primeira coisa que você deve fazer é criar um material de qualidade que você possa dar gratuitamente ao seu visitante em troca de seu e-mail, algo que resolva a dor e problema do seu visitante. Eu chamo isso de recompensa irresistível.

A recompensa irresistível é o incentivo que fará com que as pessoas que aterrizam em sua página de captura efetivamente se inscrevam em sua lista de email marketing.

mas ela só será irresistível se ela resolver um problema, necessidade ou desejo do seu avatar (público alvo).

As perguntas abaixo vai te ajudar a criar uma recompensa realmente irresistível para seu avatar.

  • Qual necessidade do seu avatar que você pode resolver imediatamente?
  • Qual o desejo do seu avatar que você pode satisfazer imediatamente?
  • Como você vai entregar a sua recompensa irresistível da maneira mais barata e rápida possível? (por meio de PDF, vídeo e etc)

Sacada: É importante que sua recompensa irresistível ofereça uma solução imediata, pois seu avatar precisa enxergar valor no que você faz o mais rápido possível.

#2 Configurando Seu Provedor de Email Marketing

Eu uso e recomendo o Aweber (link de afiliado) para gerenciar minhas campanhas de e-mail marketing, mas você pode escolher um gerenciador de e-mail de sua preferência.

O uso do auto-respponder basicamente permite você fazer duas coisas, coletar emails dos seus visitantes e enviar campanhas de e-mail para eles respeitando a ordem de envio pré configurada por você, é lógico que eles possuem outras funções mais técnicas, mas a base é essa.

É importante que você configure a página de agradecimento do seu auto-respponder. Essa página vai aparecer quando seu visitante preencher seu formulário de inscrição e clicar no botão.

Eu gosto de mencionar nessa página que o visitante ainda precisa acessar sua caixa de e-mail, abrir o e-mail que eu acabei de enviar pra ele, e clicar no link dentro desse e-mail para validar seu cadastro e ter acesso aos seus bônus gratuitos, gosto também de pedir a eles que me adicione aos seus contatos para que meus emails não caiam em sua caixa de spam.

As possibilidades aqui são infinitas, faça testes e veja qual se encaixa melhor pra você.

Sacada: Também é possível sugerir algum produto de afiliado nessa página. Use sua criatividade e pense em algo que possa agregar valor.

#3 Tenha Uma Página Dedicada Para Inscrição de Seus Visitantes

Ter uma página dedicada para inscrição de seus visitantes além de facilitar a obtenção do seu brinde, permite que seus assinantes compartilhem essa mesma página com seus amigos, isso é muito importante. Ter apenas uma barra lateral opt-in não é o bastante, tente diversificar.

Apesar do formulário na barra lateral ser muito eficiente e converter bastante visitantes em leads, a verdade é que ele ainda disputa a atenção do seu visitante com outros conteúdos do seu blog, já em uma página dedicada como a página de captura, a única opção que você deve dar ao seu visitante é a de preencher seu opt-in e entrar pra sua lista.

No meu caso eu tenho duas páginas dedicadas pra essa finalidade uma é esta e a outra é esta aqui, acesse as páginas e veja de qual você gostou mais e tente aplicar as ideias no seu negócio.

A intenção é dar a seus visitantes um link para uma página dedicada ao seu opt-in, onde eles possam compartilhá-la com seus amigos, fazendo com que essa página se torne viral.

Sacada: A página de captura tem um único objetivo, coletar emails. Então não coloque outros links nessa página para que você não tire o foco da página que é coletar emails.

#4 Fazendo Dinheiro Com Sua Lista de email

Todos nós queremos ter lucros com nossa lista de email. E na minha humilde opinião é nela que está nossa maior chance deemail marketing conseguir ganhar dinheiro na internet. Um simples e-mail pode te render milhares de reais. Eu tenho três maneiras de rentabilizar meu e-mail. São elas:

  1. Enviar um email de forma que o mesmo direcione meus assinantes ao meu blog.
  2. Enviar um email de forma que o mesmo direcione meus assinantes a uma página de vendas.
  3. Enviar um email de forma que o mesmo direcione meus visitantes a uma página de bônus.

Eu particularmente prefiro a primeira opção, eu gosto de trazer meus assinantes de volta ao meu blog, porque isso aumenta meu tráfego e me dá a opção de trabalhar a venda em meu blog.

O fato de você ter pego o e-mail do seu visitante não garante que se você enviar uma oferta logo de cara pra ele você consiga a venda. Na verdade eu não recomendo que você faça isso, e se fizer seus resultados não serão muito satisfatórios.

Ao invés disso, trabalhe agregando valor para seu assinante pelo menos nos seus 7 primeiros e-mails com dicas e sacadas totalmente gratuitas sobre o tema do seu blog, e só depois ofereça uma oferta.

E por que eu digo isso? Porque fazendo dessa maneira as chances de venda são muito maiores, isso porque você já estabeleceu um relacionamento com ele, e provavelmente ele já confiará mais em você fazendo com que a possibilidade dele seguir seus passos seja muito grande.

É como construir uma amizade de verdade, onde você dá mais e recebe menos. Acho que se você seguir o qua eu acabei de falar você terá bastante sucesso em suas campanhas de e-mail.

Sacada: Em algumas exceções, como por exemplo, um produto com valor muito alto, tente enviá-lo a uma página de bônus, isso deve funcionar melhor, mas é preciso testar.

#5 Aumente Seus Lucros e Sua Taxa de Abertura de Email

Antes de disparar um email para sua lista faça um teste A/B. A maioria das ferramentas de gerenciamento de e-mail do mercado possuem essa funcionalidade inclusive o Aweber. (link de afiliado)

Esse teste permite você mandar o mesmo email para um determinado grupo de sua lista, porém com linhas de assunto diferentes. Feito isso mande a versão vencedora para o resto da lista. Isso vai permitir uma taxa maior de abertura de seus e-mails e consequentemente maiores resultados em suas campanhas.

Sacada: Uma função também muito importante é poder enviar um outro email para a mesma lista no dia seguinte, calma eu vou explicar. Quando você envia um email para sua lista nem todos os seus assinantes vão abri-lo, nesse caso a ferramenta de gerenciamento de e-mail que você usa deve permitir que você saiba quais assinantes não abriram seu e-mail.

Sendo assim troque sua linha de assunto e envie um novo e-mail para esses assinantes, essa é mais uma chance de você aumentar a sua taxa de abertura e conseguir mais vendas.

Uma coisa que você vai querer fazer, é “bolar” uma campanha de email marketing, essa campanha se encaixa perfeitamente no exemplo que citei anteriormente quando falo que você deve enviar pelo menos sete e-mails para seu assinante antes de oferecer uma oferta de venda.

Quando seu visitante entra pra sua lista de email é preciso construir um relacionamento com o mesmo, para isso nada melhor do que pré configurar um número X de e-mails onde seu auto-respponder irá enviá-los automaticamente.

Esses envios podem ocorrer diariamente ou em intervalos de tempo pré definidos por você. É importante não ficar muito tempo sem entrar em contato com seu assinante, minha recomendação é que você não fique mais do que 30 dias sem mandar e-mail pra ele.

Eu também não gosto de incomodá-lo todos dias, eu não sei quantos e-mails ele recebe diariamente, então talvez se eu fizer isso ele possa me ver como uma pessoas chata. Eu prefiro enviar um e-mail de 5 em 5 dias, por exemplo.

A verdade é que você só vai saber o que te atende melhor se você fizer testes…

Finalizando…

Essas são as táticas que uso em minhas campanhas de email marketing, táticas essas que me dão resultados! Espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma forma a melhorar sua campanha de e-mail, se você duvida desse processo aplique-os em sua campanha de email e comprove se realmente funciona ou não… Eu tenho certeza de que você vai se surpreender.

E você? quais são as dicas que você usa nas suas campanhas de e-mail? Faça seu comentário bem abaixo.

Imagens do post:

Galeria de showbizsuperstar

Conhece alguma outra estratégia que eu não tenha mencionado aqui? 

Fórmula da Importação

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>