Fórmula da Importação

Nicho de Mercado – O Guia Definitivo do Iniciante

Seja online ou offline se você deseja criar um negócio a partir do ZERO você precisa validar e verificar seu nicho de mercado.

Saber validar o potencial financeiro de um nicho de mercado é de fundamental importância para o sucesso do seu negócio, pois o fato de saber fazer essa simples escolha vai diminuir drasticamente as chances de sua empreitada na internet falhar.

nicho de mercado

Então o seu primeiro passo deve ser esse, validar um nicho ou um segmento de mercado.

Eu tive o cuidado de preparar um guia bem detalhado que vai fazer com que qualquer pessoa consiga escolher um nicho de mercado e começar seu negócio na internet hoje mesmo. Tudo isso passo a passo, tim tim por tim tim.

Aparentemente escolher um nicho de mercado pode parecer uma tarefa bem simples e fácil, não é? Nem tanto, na maioria das vezes é aqui que as pessoas pecam por não fazer uma pesquisa detalhada sobre o mercado em questão, e acabam por escolher um nicho qualquer, um nicho que não há demanda de mercado, ou que detestam.

Em consequência disso não conseguem se manter focado por muito tempo, o dinheiro não vem, e acabam desistindo de tudo muito rápido.

Por isso é tão importante que você perca algum tempo nessa fase, mas não muito, e escolha um nicho de mercado que ao mesmo tempo você tenha paixão e que te dê algum retorno financeiro, pois os próximos passos do seu negócio vão ser totalmente baseados na sua escolha.

O Que Você Vai Aprender Com Esse Guia?

  • O que é um nicho de mercado ou segmento de mercado.
  • Como escolher e validar um nicho de mercado passo a passo.
  • 5 Ferramentas para validar seu nicho de mercado.

 

Nicho de Mercado o Que é?

Segundo o Wikpédia os nichos de mercado são segmentos de mercados ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes.

A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).

 

Então Como Escolher um Bom Nicho de Mercado?

Segmentação é a chave do sucesso, não tente abraçar o mundo de uma só vez, quero dizer que você não deve escolher um nicho de mercado abrangente (grande), pois nesse tipo de mercado a concorrência na maioria das vezes é esmagadora, normalmente ela  já possui uma marca muito forte e com muita credibilidade.

Um bom exemplo de concorrência esmagadora seria o mercado dos motores de busca, só no Brasil o Google detém mais de 90% das buscas na internet, complicado né?

Então vamos citar um exemplo de um nicho de mercado especializado (menor) para que as coisas fiquem mais claras o quanto possível.

Vamos falar sobre o nicho de fotografias, esse nicho é enorme, e começar o seu negócio aqui não seria uma boa opção, então o que temos que fazer é segmentar esse mercado e ir mais fundo, como por exemplo, fotos de animais, ainda sim é um nicho de mercado muito grande, então vamos cavar ainda mais fundo e escolher o segmento de mercado de fotos de cachorros.

Esse já seria um bom nicho de mercado segmentado para começar o seu negocio, mas se ainda não estiver satisfeito você pode continuar cavando e entrar no segmento de mercado de fotos de cachorros da raça Akita, por exemplo.

É bem provável que esse seja um nicho com pouca concorrência, o que é ótimo para um negócio.

Mas essa só é a primeira fase na hora de escolher um nicho de mercado, agora você tem que verificar a demanda de mercado por esse nicho, ou seja, ver se há pessoas interessadas nesse segmento.

Agora que você já sabe como e porque se especializar em um determinado nicho de mercado, eu vou te mostrar como eu filtro as minhas escolhas de nicho até que eu possa chegar ao segmento de mercado que considero o ideal.

Eu uso uma técnica chamada de zona de convergência que aprendi com Bruno Pecinini.

A zona de convergência nada mais é do que combinar suas paixões e interesses com o seu conhecimento e a demanda de mercado.

Somente você poderá determina suas paixões, interesses e conhecimento, eu recomendo que você faça uma lista com o máximo de itens possíveis e filtre os que achar mais importante pra si, se você gosta de fazer alguma coisa e é bom nisso, ou seja, já viveu alguma experiência ou trabalha na área, as chances do seu negócio dar certo é muito maior do que alguém que não entende nada sobre o assunto.

Ok, mas eu não sou bom em nada, eu não tenho conhecimento algum, sou um merda! Mentira.

Existe sempre algo em que somos bons, seja para se comunicar com outras pessoas, técnicas de estudo, fazer churrasco, enfim, você deve ser bom em alguma coisa, você só precisa vasculhar dentro de você e com certeza encontrará algo que saiba de verdade e que goste de fazer.

nicho de mercado

Mas se mesmo assim você não conseguir encontrar nada, então eu recomendo que você estude até adquirir conhecimento ou que você faça parceria com alguém que tenha esse conhecimento, pode ser um amigo, pai ou namorada.

 

Validando Seu Nicho de Mercado

Agora que você já escolheu seu nicho, é preciso que você o valide, ou seja, você tem que verificar se existe demanda pelo mercado escolhido. Pra fazer isso você vai utilizar 5 ferramentas, todas elas gratuitas e de fácil manipulação.

Essa é uma das fases mais importantes do seu negócio, não subestime as dicas que você vai encontrar abaixo.

As vezes você gosta muito de alguma coisa e é fera naquilo, mas se não há demanda de mercado o meu conselho é que você esqueça esse mercado e escolha outro. Se você escolher um nicho onde há uma demanda de mercado muito grande, mesmo que você não seja o melhor as chances dele te dar algum retorno são bem maiores do que um nicho que você é fera, mas não tem clientes.

São elas:

  • Mecanismo de busca do Google
  • Google Adwords Keyword Tools
  • Google Trends
  • You Tube
  • Yahoo respostas

Faça uma pesquisa sobre o seu nicho de mercado digitando o termo que você escolheu nessas ferramentas. Não é preciso utilizar todas, mas quanto mais você utilizar mais chances você tem de ter sucesso na hora de validar esse nicho.

Faça também uma pesquisa no Google e veja se há anúncios na barra lateral direita e no topo dos resultados da pesquisa (normalmente em amarelo).

Se sim, é sinal que pessoas estão anunciando, e se há anúncios é porque existe retorno financeiro, a não ser que alguém goste de perder dinheiro com anúncios no Google.

O resultado de suas pesquisas deve ser de no mínimo 3000 mil buscas mensais sobre o termo pesquisado no Google o que dá 100 buscas diárias, a partir desse número você pode considerar um nicho quente, já no You Tube e Yahoo respostas, você vai encontrar apenas resultados de pesquisas, aqui não há um número correto, mas quanto maior forem os resultados de buscas melhor.

Vamos entrar em cada uma dessas ferramentas e ver o que encontramos para o nicho de mercado: Fotografias – “Fotos de Casamento”

 

Verificando Seu Nicho Nas Buscas Do Google

Primeiro abra seu navegador e limpe seu cache, depois acesse o Google sem estar logado. Essa duas ações são necessárias para que nossa pesquisa não sofra nenhuma influência externa.

Logo que o site se abrir digite na caixa de pesquisa o termo desejado, nesse caso vamos usar “Fotos de Casamento”. O resultado é o seguinte:

demanda de mercado

Como podemos ver temos 7.980.000 milhões de buscas por esse termo, o que torna a demanda de mercado por esse nicho aparentemente viável.

Como você também pode notar há anúncios pagos e bastante concorrência, isso é sinal que o mercado é realmente quente, mas pra termos certeza absoluta temos que executar os outros passos…

Verificando Seu Nicho no Google Adwords Keyword Tools

Essa é uma ferramenta para anunciantes do Google, nós não vamos fazer nenhum anúncio, mas podemos e devemos utilizá-la para validar nosso nicho de mercado e verificar a sua demanda.

Na verdade essa é a principal ferramenta para validar nosso nicho.

Link: Google Adwords Keyword Tools

Eu recomendo que você faça uma conta no Google para ter acesso a todas as funcionalidades dessa ferramenta, se você tem uma conta no Gmail, faz parte da rede social Google Plus ou uma conta no You Tube pode logar com essa mesma.

Google Keyword Tools

Certifique-se de filtrar suas pesquisas adicionando o local, idiomas e dispositivos correspondente a sua pesquisa, marque também a opção exata em Tipos de Correspondência.

Como pode notar a concorrência é média e são cerca de 9.900 pesquisas feitas no Google mensalmente o que faz com que a demanda de mercado por esse nicho seja realmente muito boa, pois você vai querer um mercado grande e com baixa concorrência (a concorrência aqui é para anunciantes, mas é possível tirar uma base.)

Fazendo uma conta bem rápida temos 330 buscas diárias para esse mercado, o que considero muito bom para um site ou blog de nicho.

 

Verificando Seu Nicho de Mercado no Google Trends

Agora vamos ver o volume de pesquisa no decorrer do tempo, para isso vamos usar o Google Trends. Basta digitar o termo desejado e ele faz todo o trabalho. Novamente vamos pesquisar sobre “fotos de casamento”.

Link: Google Trends

Google Trends

Apesar de haver uma ligeira queda do ano de 2009 para o ano de 2013, na verdade o que aconteceu ali foi um pico pelas buscas por esse termo, como você pode notar ele não se manteve constante.

Note também que existe uma tendência de busca muito boa para esse nicho de mercado, você pode ver que ele é muito consistente, e quando há alguma variação brusca é pra mais.

Você pode notar também que há um aumento de 130% para pesquisas pela palavra “fotos para casamento” que é um termo bastante semelhante ao nosso.

Pronto, depois de seguir todos esses passos você será perfeitamente capaz de escolher um nicho de mercado com alto potencial de lucro.

Isso já seria mais do que suficiente para validar um mercado, mas você quer ter certeza de que não está entrando numa furada e vai mais afundo.

 

Verificando Seu Nicho de Mercado no You Tube

No You Tube, o maior site de vídeos da internet, você vai apenas fazer uma pesquisa simples para saber se há buscas por esse termo.

Busca no You Tube

Como você pode ver encontramos cerca de 49.600 buscas. Mais uma vez podemos comprovar que há milhares de pessoas buscando por esse termo na internet.

Aqui também podemos notar que a milhares de profissionais divulgando seu trabalho por meio de vídeo, o que é bem interessante, não acha?

Verificando Seu Nicho no Yahoo Respostas

O Yahoo Respostas é uma excelente ferramenta para você sanar suas dúvidas na web, ele também é muito bom para saber o que as pessoas estão procurando lá fora, então você também vai querer usar ele para validar o seu nicho de mercado.

buscas no yahoo respostas

Como você pode ver temos mais de 40.000.000 de resultados, o que faz com que o nicho escolhido mais uma vez seja viável. Seguindo esses passos você será capaz de definir seu nicho de mercado tranquilamente.

O Yahoo Respostas também revela de fato os principais problemas, “medos” e dúvidas do seu público, isso por que normalmente as pessoas só fazem perguntas quando estão interessadas ou com problemas em alguma coisa.

Aqui você é capaz de encontrar realmente o que as pessoas procuram.

Essa é uma arma muito valiosa, ela serve por exemplo pra determinar o foco do seu negócio ou até mesmo criar um produto que solucione tais problemas.

Nota: Os resultados dessa pesquisa de nicho de mercado podem variar com o passar do tempo

Finalizando …

Depois de seguir todos esses passos você será perfeitamente capaz de escolher e validar seu nicho de mercado. Eu aconselho que você faça essa pesquisa toda vez que você for iniciar um novo negócio, pois assim você minimizará as chances dele falhar.

Lembre-se é muito mais fácil vender um produto que as pessoas querem comprar do que criar um produto novo e fazer com que as pessoas queiram comprar.

E você como escolhe e valida seu nicho de mercado?

Fórmula da Importação

8 Comentários (Clique aqui para deixar seu comentário)

  1. Olá meu caro amigo Felipe.

    Passei aqui para lhe dá meus parabéns por você ter colocado seu blog no ar.

    Cara tá show, ótimo conteúdo.

    Siga em frente com esse grande trabalho.
    Fico feliz por você.

    Conte comigo.
    Um forte abraço.
    Fica em paz…

  2. Ola Felipe… estava na internet fazendo busca como de costume e me deparei com seu site… e confesso que você tem o dom cara… fiquei feliz ao encontra muita informação e na mesma proporção em qualidade… parabéns !!!! também estou iniciando com um blog ,mas confesso estou meu perdido, mas desistir… nunca…rsrs !!!Valeu ..e mais uma vez parabéns, e mais e mais sucesso !!!

  3. Ao procurar um nicho de mercado, considere dois aspectos inter-relacionados: os produtos a serem oferecidos e o público que deverá se beneficiar deles; em outras palavras: “o que” vai ser vendido e “para quem” vai ser vendido. Obrigado pelas dicas. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>